Esse é um questionário que avalia sua saúde mental. As perguntas são do Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de rastrear sintomas de transtornos mentais comuns (TMC) em populações adultas. Ele não é uma ferramenta de diagnóstico, mas sim um instrumento de triagem que auxilia na identificação de pessoas com maior probabilidade de apresentar algum tipo de sofrimento psíquico.
As perguntas avaliam pensamentos depressivos, humor depressivo-ansioso, sintomas somáticos e decréscimo de energia vital, e as respostas são do tipo sim ou não, e abordam sintomas como humor, depressão, ansiedade, insônia, fadiga e queixas somáticas.
O resultado final é composto pela soma de cada resposta afirmativa, que pode variar de 0 (nenhuma probabilidade de sofrimento mental) a 20 (probabilidade extrema de sofrimento mental).
Quando a soma for igual ou maior que sete (7) há consistente possibilidade de sofrimento mental.
A pontuação do SRQ-20 não define qual tipo de transtorno a pessoa possui, apenas indica a eventual necessidade de uma avaliação profissional.
Este questionário foi elaborado de forma a garantir o total anonimato do participante. Nenhuma informação pessoal é coletada, e suas respostas são excluídas ao final do teste, garantindo que permaneçam confidenciais e não possam ser rastreadas até você.
Sua participação é tratada com o máximo respeito e sigilo.
Para a análise a resposta a todas as questões é necessária.
Avaliação de Rastreamento de Sofrimento Mental - SRQ 20
Responda às perguntas abaixo: