Integração entre Sistema de RH e o SIGOWEB

Postado em 22/01/2025
Compartilhe
Um sistema de RH necessita de soluções de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) porque a gestão de pessoas vai muito além de recrutamento, seleção, folha de pagamento e gestão de desempenho. A integração entre um sistema de RH e um software especialista em SST traz inúmeros benefícios como:

1. Cumprimento da Legislação:

• Obrigações Legais: A legislação brasileira (Normas Regulamentadoras) exige ações em SST, como elaboração de programas (PGR, PCMSO), laudos (LTCAT, de insalubridade e periculosidade), avaliação ergonômica preliminar e de riscos psicossociais, eleição de CIPA, ordens de serviço, realização de exames médicos, treinamentos, fornecimento de EPIs, entre outros. Um sistema de RH integrado com SST auxilia no cumprimento dessas obrigações, evitando multas e autuações.
• eSocial: O eSocial unificou o envio de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, incluindo dados de SST. A integração entre os sistemas de RH e SST automatiza o envio dessas informações, garantindo a conformidade com o eSocial e evitando erros que podem gerar penalidades.

2. Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais:

• Redução de Acidentes: A gestão eficiente da SST permite identificar e controlar os riscos ocupacionais, prevenindo acidentes de trabalho e reduzindo o número de afastamentos.
• Promoção da Saúde: A integração permite o acompanhamento da saúde dos colaboradores por meio de exames médicos e programas de promoção da saúde, prevenindo o desenvolvimento de doenças ocupacionais.
• Melhoria do Ambiente de Trabalho: Ações de SST contribuem para a criação de um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e produtivo.

3. Gestão de Afastamentos:

• Controle e Acompanhamento: sejam eles relacionados ou não ao trabalho.
• Gestão do Retorno ao Trabalho: A integração permite uma gestão mais eficiente do retorno ao trabalho, com acompanhamento médico para a readaptação do colaborador, se necessário.

4. Aumento da Produtividade e Redução de Custos:

• Redução do Absenteísmo: A prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, bem como a gestão eficiente dos afastamentos, contribui para a redução do absenteísmo.
• Aumento da Produtividade: Colaboradores saudáveis e seguros são mais produtivos e engajados.
• Redução de Custos: A prevenção de acidentes e doenças ocupacionais evita gastos com indenizações, afastamentos, tratamentos médicos e processos judiciais.

5. Tomada de Decisões Estratégicas:

• Dados e Indicadores: A SST fornece dados e indicadores importantes para a tomada de decisões estratégicas relacionadas à gestão de pessoas, como taxa de absenteísmo por setor, índice de acidentes de trabalho, custos entre outros.

Leia também

Médico Especialista em Otorrinolaringologia. Mentor Intelectual do software SIGOWEB, aplicação na web destinada à Gestão da SST, eSocial, GRO/PGR, Gestão do FAP e atual Diretor de Inovações.

Receba conteúdos exclusivos sobre Segurança no Trabalho e Saúde, eSocial e PGR.