O atestado de saúde ocupacional (ASO) eletrônico está para o ASO comum como um software de SST está para as planilhas Excel.
Essas muito ajudaram e ainda contribuem bastante mas o ASO eletrônico é século XXI, a atualidade do futuro presente.
Diferenças entre ASO comum e ASO Eletrônico
A principal diferença entre ASO comum e eletrônico é que esse último é gerado, armazenado e acessado digitalmente. Isso significa:
• Criação automatizada: O sistema registra os dados automaticamente, minimizando erros. O médico pode preencher as informações mais rapidamente e com mais precisão.
• Armazenamento digital: Os dados são salvos em um sistema eletrônico, permitindo fácil busca, recuperação e compartilhamento com outras partes interessadas (empresa, seguradoras, etc.).
• Integração com sistemas: O atestado pode ser integrado a outros sistemas da empresa, otimizando o processo. Ainda, permite o envio do evento S-2200 do eSocial com rapidez e consistência.
• Redução de papel: Minimiza o uso de papel, o que contribui para a sustentabilidade.
• Versão digital oficial: A versão digital é juridicamente válida, igual à versão impressa em papel.
• Assinaturas digitais: Tanto o médico como o colaborador o assinam dessa forma, pelo que o envio através de meios eletrônicos é mais facilitado.
O ASO comum, em contrapartida, é criado e preenchido em papel, armazenado fisicamente e a integração com outros sistemas é geralmente limitada.
O ASO eletrônico é mais eficiente, prático, seguro e sustentável, enquanto o comum é mais tradicional e exige mais procedimentos manuais.
Sigoweb alinhado às normas vigentes
O SIGOWEB, alinhado às normas vigentes, aperfeiçoa a geração de ASOs eletrônicos, com a inclusão de assinaturas digitais de médico e colaborador, garantindo a conformidade legal e a rastreabilidade do documento.
Ainda, são utilizadas inteligências do Sistema para otimizar o processo e garantir a precisão. O sistema ‘sabe’ quais exames complementares são necessários, considerando os riscos específicos a que cada colaborador está exposto, o que reduz o tempo dedicado à elaboração do documento, aumento da produtividade do médico e garante a consistência do conteúdo.
Integração entre PGR e PCMSO
A integração completa entre o PGR e o PCMSO permite que o atestado reflita as necessidades específicas do colaborador, garantindo a coerência entre os riscos identificados e as ações médicas.
Com menos tempo gasto na burocracia, o médico pode se concentrar na saúde e bem-estar dos colaboradores, melhorando a eficiência e a produtividade do setor.
A otimização que o SIGOWEB oferece facilita a gestão da saúde dos colaboradores, reduz custos administrativos e garante a conformidade com as normas regulamentadoras.
Conclusão
ASO comum segue tendo espaço em pequenas empresas mas naquelas com forte cultura de segurança, que buscam otimizar processos e reduzir custos, onde soluções inovadoras impulsionam ainda mais seus resultados, que estão abertas a novas tecnologias e práticas para melhorar seus resultados ambientais, sociais e de governança, o ASO eletrônico é indispensável.
Quer saber mais?