Avaliações de riscos psicossociais: não se aplicam gradações de severidade e probabilidade

Postado em 28/03/2025
Compartilhe
A avaliação de riscos psicossociais (ARP) apresenta desafios significativos, especialmente quando se tentam aplicar os conceitos da NR 1 de severidade e probabilidade.
Na NR 1 a gradação de severidade tem como base a magnitude da consequência e no número de trabalhadores afetados, mas isso não se adequa à ARP, pois esta depende de informações confidenciais dos trabalhadores. Estimar a ‘severidade’ torna-se inviável, já que o número de trabalhadores afetados é uma informação protegida pela confidencialidade.
Da mesma forma, a gradação da probabilidade de ocorrência, conforme a NR 1, que considera as exigências da atividade de trabalho, não se aplica à ARP. A natureza da coleta de dados não é baseada em informações dos “ambientes de trabalho”, o que impede a aplicação direta da NR 1 devido à necessidade de preservar a confidencialidade.
Diante da impossibilidade de estimar severidades e probabilidades pelos critérios da NR 1, e da necessidade de quantificar os riscos para priorizar intervenções, a metodologia COPSOQ III, utilizada pelo SIGOWEB, oferece uma alternativa viável. O COPSOQ III adota uma divisão tripartida, com interpretação ‘semáforo’, baseada nos tercis dos resultados, para avaliar o impacto da exposição aos riscos psicossociais:
Terço inferior (verde): Ambiente de trabalho favorável.
Terço médio (amarelo): Ambiente com riscos intermediários.
Terço superior (vermelho): Ambiente com altos riscos psicossociais.
O COPSOQ (versão média), aplicável em empresas com mais de 25 colaboradores, avalia 7 domínios e 31 dimensões, por meio de 76 questões, abrangendo diversos aspectos do ambiente de trabalho:
Exigências no trabalho
Organização do Trabalho e Conteúdo
Interface Trabalho—Indivíduo
Relações Sociais e Liderança
Valores no local de trabalho
Saúde e bem-estar
Comportamentos ofensivos
A utilização do COPSOQ II, em conjunto com outras ferramentas e análises qualitativas, podem fornecer uma melhor compreensão dos riscos psicossociais, e auxiliar na tomada de decisões para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Leia também

Médico Especialista em Otorrinolaringologia. Mentor Intelectual do software SIGOWEB, aplicação na web destinada à Gestão da SST, eSocial, GRO/PGR, Gestão do FAP e atual Diretor de Inovações.

Receba conteúdos exclusivos sobre Segurança no Trabalho e Saúde, eSocial e PGR.